Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Comentário da prova da PEFOCE - CESPE

Olá, gente bonita!
Vamos aos comentários das questões da Pefoce:

29. O comando pwd do Linux possibilita ao usuário efetuar a troca de senha ( password ).
Errado. O comando pwd mostra o caminho do diretório corrente.

30. Entre os sistemas operacionais Windows 7, Windows Vista e Windows XP, apenas este último não possui versão para processadores de 64 bits.
Errado. Todos os sistemas Windows supracitados possuem versão de 32 e 64 bits.

31. De forma similar a uma planilha, o Microsoft Office Word 2003 permite, por meio do menu Tabela, inserir uma fórmula com definição de formato de número e também funções como, por exemplo, ABS, IF, MOD e COUNT.
Correto. Apesar de não ser uma tarefa usual, visto que temos o Excel para tal, é possível trabalhar com funções diretamente em tabelas do Word. Ver figura abaixo:


32. O serviço Firefox Sync do navegador Mozilla Firefox permite a sincronização de favoritos, históricos de navegação, senhas, músicas e fotos de computadores diferentes ou até mesmo de celular.
Errado. A função Sync do Firefox permite que o usuário tenha sempre consigo todos os seus dados, favoritos, senhas, histórico, e até mesmo as abas abertas, sincronizados em qualquer outro dispositivo, como outra máquina ou outro celular. É necessário criar uma conta Sync. O erro da questão é dizer que se compartilha fotos, músicas (arquivos em geral), o compartilhamento é de dados é relacionado à navegação no Firefox. 

33. A opção limpar dados de navegação  do Google Chrome aplica-se aos sistemas operacionais Windows, Mac, Linux e Chrome, e o usuário pode excluir o histórico de navegação, histórico de downloads, esvaziar o cache, excluir cookies  e outros dados do sítio e de  plug-in, apagar senhas salvas e limpar dados de formulário.
Correto. Os sistemas operacionais Windows e Linux são conhecidos por vocês. O que pode soar estranho é o Chrome OS e o Mac. O primeiro, é um sistema operacional super leve, criado pelo Google, que é uma extensão do navegador Google Chrome [Google, 2009].  A família de sistemas operacionais da Apple é conhecida como MAC OS X. Já temos várias versões de sistemas operativos (ou operacionais) deste fabricante.
Agora, queridos, tenho um comentário a terce: no conteúdo de noções de informática, o edital explicita no item 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e  Windows). Este não comenta Chrome OS nem tampouco de Mac Os X. Assim, creio que por não está no edital, cabe recurso e deveria ser anulada a questão.

No que concerne a redes sociais e computação em nuvem, julgue os itens subsequentes.
34 A ferramenta Google Docs oferece a possibilidade de criação de formulários em HTML com vários temas e tipos de perguntas.
Correto. O Google Docs contém uma gama de software de escritório. O programa comentado na questão é o Google forms. Com ele é possível criar formulários HTML para coleta de informações e ainda é ofertado mais de 60 temas [Google, 2012].

35 No Facebook, a análise do perfil (linha do tempo) permite a aprovação ou a recusa das marcações que as pessoas adicionam às publicações de um usuário. Já a análise de marcações permite a aprovação ou a recusa das publicações, em que as pessoas marcam o usuário antes de elas serem exibidas no perfil desse usuário (linha do tempo).
Errada. Essa questão é imprevisível. Vamos aos comentários: sabemos que é possível marca terceiros em nossas publicações, o que é considerado por muitos falta de privacidade. Assim, o Facebook possibilita uma configuração para que esse terceiro aceite ou não a marcação. Caso o terceiro não aceite a marcação, a publicação é feita, mas sem a marcação da pessoa que não desejou ser marcada. Esta pessoa também pode escolher se a publicação será publicada ou não em sua própria linha do tempo, mas não pode influenciar a publicação na linha do tempo alheio. Ou seja, o terceiro não pode escolher se a publicação vai ou não ser publicada na linha do tempo alheio, mas pode escolher se ele será marcado ou não nesta publicação e se tal publicação vai ou não ser publicada na sua própria linha do tempo. UFA!! Depois desta, aproveita e me adiciona no Facebook! Perfil: Carlos Viana.

Acerca de organização e gerenciamento de informações, julgue o item seguinte.
36 No Windows Explorer do Windows XP, é possível colocar uma imagem em uma pasta (modo de exibição de miniaturas) para que o usuário possa lembrar-se do conteúdo que estará inserido naquela pasta.
Correto. Sim, é possível. É só arrastar a imagem para pasta :p.

Julgue os itens que se seguem, referentes a segurança da informação.
37 As ameaças são fatores externos que podem gerar incidente de segurança da informação por intermédio da exploração das vulnerabilidades dos ativos de informação.
Pelo que percebi, a questão afirma de forma categórica: as ameaças são fatores externos. Entretanto, a literatura sobre segurança da informação afirma que as ameaças podem ser fatores externos e internos. Talvez se a redação da questão fosse alterada para “As ameaças externas são fatores que podem...” ficaria mais inteligível. Bem, considerando-se apenas as ameaças externas, estas podem gerar incidentes de segurança da informação, todavia as ameaças internas também podem. Um funcionário, por exemplo, pode explorar vulnerabilidades, e no escopo da segurança da informação ele é uma ameaça interna. O verbo poder parece ter sido usado como escudo para legitimar a questão, ainda que meu ponto de vista não concorde com ela.
Gabarito Oficial: Certo.

38 O antivírus, para identificar um vírus, faz uma varredura no código do arquivo que chegou e compara o seu tamanho com o tamanho existente na tabela de alocação de arquivo do sistema operacional. Caso encontre algum problema no código ou divergência de tamanho, a ameaça é bloqueada.
Errada. Os programas de sistemas antivírus analisam um banco de dados próprio, comparando a assinatura do possível vírus com as assinaturas de vírus conhecidos no banco de dados do seu programa.

Queridos,
temos uma questão que a meu ver deveria ser anulada por cobrar assunto que não está no edital (questão 33), outra questão no mínimo estranha (questão 38).Percebo um estilo completamente diferente das provas feitas em 2009 até a metade do ano de 2011.  Questões sobre sites de relacionamento parecem que chegaram para ficar. Não é a primeira vez que o Cespe explorar este assunto, basta checar a prova do Ministério Pública do PI, onde perguntou sobre a rede social Via 6. Você conhece essa rede de relacionamento?Não sei das outras matérias (direito, economia, administração), mas a informática está com um novo foco. As questões estão completamente renovadas e eu diria até imprevisíveis.Vou continuar acompanhando essa nova fase do Cespe para tentar prever o que será cobrado por essa grande elaboradora daqui para frente, assim, orientar os estudos de vocês, meus queridos.

Um forte abraço a todos. Fiquem com nosso maravilhoso Deus.


Carlos Viana


Quer receber mais questões e atualizações? É só cadastrar seu email no nosso site. O formulário está abaixo:






















3 comentários:

  1. Prezado Professor CARLOS VIANA,

    Acredito que a questão 30 caiba recurso pois o "WINDOWS XP 64 BITS" SÓ EXISTE NA LINGUAGEM INGLÊS E JAPONÊS, NÃO EXISTINDO NENHUMA VERSÃO OFICIAL 64BITS NA LINGUA PORTUGUÊS, CONFORME FICOU DEFINIDO NA INSTRUÇÕES DO CADERNO DE PROVA DE QUE OS PROGRAMAS MENCIONADOS DEVERÃO ESTÁ EM CONFIGURAÇÃO-PADRÃO EM PORTUGUÊS, deixando neste caso a afirmativa da questão como "CERTA".

    Segue o link do fabricante MICROSOFT(http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/help/windows-xp?tab=xp64) com as informações acima citadas

    ResponderExcluir
  2. Valeu Carlos. Bons comentários e boas dicas. A CESPE é muito imprevisível. Cobrar o manuseio do Facebook! Mas do a o alerta. Deixo um pedido: se vc puder elabora uma postagem aqui sobre esse armazenamento nas nuvens. Vc poderia citar os principais sites com respectivas ferramentas. Valeu!
    Ricardo - Tropa 8 PF

    ResponderExcluir
  3. A respeito de aplicativos do Microsoft Office 2010 e do BrOffice, julgue os itens seguintes.


    Com o objetivo de criar trilhas sonoras em slides, o PowerPoint permite a inclusão de áudio em apresentações e, a partir da versão 2010, podem ser utilizados arquivos de áudio no formato MP3. Porém, essas trilhas sonoras, quando aplicadas, deverão abranger toda a apresentação, não sendo permitido restringir a aplicação a apenas uma parte dela.


    C.
    Certo

    E.
    Errado

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...