Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Comentário da Prova TRE - CE 2012 (Analista Judiciário - Área Judiciária)


Noções de Informática
11. São ações para manter o computador protegido, EXCETO:
 (A) Não clicar em links não solicitados, pois links estranhos muitas vezes são vírus.
(B) Evitar o uso de versões de sistemas operacionais ultrapassadas, como Windows 95 ou 98.
(C) Excluir spams recebidos e não comprar nada anunciado através desses spams.
(D) Não utilizar firewall.
(E) Evitar utilizar perfil de administrador, preferindo sempre utilizar um perfil mais restrito.

 Comentários
Gente bonita, temos que lembrar que o Firewall é um dispositivo que protege o que entra e o que sai da rede. Com o Firewall ativo sua máquina fica protegida contra ataques externos indesejados.
Gabarito: D
 12. Sobre sistemas operacionais é INCORRETO afirmar:
(A) O software que contém os componentes centrais do sistema operacional chama-se núcleo (kernel).
(B) O sistema operacional é uma camada de hardware que separa as aplicações do software que elas acessam e fornece serviços que permitem que cada aplicação seja executada com segurança e efetividade.
 (C) Na maioria dos sistemas operacionais um usuário requisita ao computador que execute uma ação (por exemplo, imprimir um documento), e o sistema operacional gerencia o software e o hardware para produzir o resultado esperado.
 (D) Um usuário interage com o sistema operacional via uma ou mais aplicações de usuário e, muitas vezes, por meio de uma aplicação especial denominada shell ou interpretador de comandos.
 (E) Primordialmente, são gerenciadores de recursos – gerenciam  hardware como processadores, memória, dispositivos de entrada/saída e dispositivos de comunicação.
Comentários:
a.       Correto. O sistema operacional é dividido em duas partes: Shell (parte responsável pela comunicação do usuário) e Kernel (o núcleo do sistema, responsável pela comunicação com o hardware).  
b.      Incorreto. Já começou errado, né? O sistema operacional é um SOFTWARE que gerencia os recursos da máquina.
c.       Correto. Comentado no item b.
d.      Correto. Comentado no item a.
e.      Correto. Mais uma vez temos a função do sistema operacional perfeitamente descrita no item e.
Gabarito: B
13. No BrOffice Writer, para apagar de uma só vez a palavra à esquerda do cursor utiliza-se
(A) <Ctrl> + <BackSpace>.
(B) <Shift> + <Seta para esquerda>.
(C) <BackSpace>.
(D) <Del>.
(E) <Ctrl> + <Del>.

Comentários:
Os dois itens que poderiam causar dúvidas são os itens “a” e “e”. Agora, se você lembrar que o DEL apaga o que está à direita e o BackSpace apaga o que está à esquerda fica fácil você acerta a questão. Combinar as teclas CTRL + BackSpace apagará a palavra que está à esquerda.
Gabarito: A.
 14. Para salvar uma apresentação do BrOffice Impress com senha,
(A) clica-se no menu Arquivo e em seguida na opção Salvar. Na janela que se abre, dá-se o nome do arquivo no campo Nome, seleciona-se a opção Ferramentas, em seguida Salvar com senha. Na janela que se abre, digita-se e redigita-se a senha e clica-se no botão Salvar.
 (B) clica-se no menu Arquivo e em seguida na opção Salvar como. Na janela que se abre, dá-se o nome ao arquivo no campo Nome, seleciona-se a opção Ferramentas, em seguida Opções Gerais e digita-se a senha. Para concluir, clica-se no botão Salvar.
 (C) pressiona-se a combinação de teclas Ctrl + Shift + S e na tela que se abre, digita-se o nome do arquivo no campo Nome, a senha no campo Senha e clica-se no botão Salvar.
 (D) clica-se no menu Arquivo e em seguida na opção Salvar. Na tela que se abre, digita-se o nome do arquivo no campo Nome, a senha no campo Senha e clica-se no botão Salvar.
 (E) pressiona-se a combinação de teclas  Ctrl + S e na tela que se abre, digita-se o nome do arquivo no campo Nome, seleciona-se a caixa de combinação Salvar com senha e clica-se no botão Salvar. Para concluir, digita-se e redigita-se a senha e clica-se no botão OK.
  
Comentários:
Essa questão é sobre procedimento. Bem meus bebês, o caminho para salvar senha está bem descrito no item E.
Gabarito E

15. Sobre o Filtro SmartScreen do Internet Explorer 9, analise:
 I. Enquanto você navega pela Web, ele analisa as páginas da Web e determina se elas têm alguma característica que possa ser considerada suspeita. Se encontrar páginas da Web suspeitas, o SmartScreen exibirá uma mensagem dando a você a oportunidade de enviar um comentário e sugerindo que você proceda com cautela.
 II. Verifica os  sites visitados e os compara com uma lista dinâmica de  sites de  phishing e  sites de  softwares mal-intencionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen exibirá um aviso notificando-o que o site foi bloqueado para a sua segurança.
 III. Verifica os arquivos baixados da Web e os compara com uma lista de sites de softwares mal-intencionados relatados e programas conhecidos como inseguros. Se encontrar uma correspondência, o Filtro  SmartScreen  o avisará que o download foi bloqueado para a sua segurança.
 IV. É um recurso no  Internet Explorer que ajuda a detectar  sites de  phishing. Pode ajudar também a protegê-lo contra o download ou a instalação de malware (software mal-intencionado).
 Está correto o que se afirma em
(A)  I e II, apenas.
(B)  I, II e III, apenas.
(C)  I, II, III e IV.
(D)  III e IV, apenas.
(E)  IV, apenas.

Comentários:

Vamos vê a definição de SmartScreen pelo próprio site da Microsoft:  SmartScreen é um recurso do Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing e sites que distribuem software mal-intencionado (também conhecido como malware). Enquanto você navega na Web, o Filtro do SmartScreen executa no segundo plano e (com a sua permissão) envia os endereços dos sites que você está visitando para o serviço SmartScreen da Microsoft para serem comparados com as listas de sites de phishing e malware conhecidos
 Ei, bebês, a resposta desta questão estava no próprio site. J
Gabarito: C

Gente bonita, a prova foi boa, bem elaborada e eu tenho certeza que você deu um show! Qualquer coisa pode contar comigo!

Um beijo carinhoso. Fique com Deus.

Carlos Viana

12 comentários:

  1. Prof. Carlos Viana vc é o máximo! Obg pela força e apoio!!!

    Nara Thaís Félix

    ResponderExcluir
  2. Valeu professor!Você é muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Prof,estou encantada e adorando suas aulas de informática no master. Você é que é SHOOOW, e assim vai transformando e tornando todos os alunos loucos e apaixonados por essa matéria tão linda e fácil, como você diz.(risos)saiba que tudo isso acontece, depois das suas explicações showww....Abraços
    Germana

    ResponderExcluir
  4. Prof parabens pela sua forma Light de passar o conteúdo, uma de minhas maiores preocupações era com esta matéria.
    Agora vou seguro sobre a rocha para o domingo do exame.
    Igual ao nosso Deus não há !!!

    André Veiga - INSS

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos, quando vc vai postar comentários da prova do TRE de tecnico?

    ResponderExcluir
  6. Adorei as explicações. A mim fica a certeza de que preciso estudar muito mesmo a informatica. Bom, tenho até 18/03 para estar afiada nessa parte para o TRE SP.

    ResponderExcluir
  7. Professor, essa questão 14 está errada. Só se procede assim caso a apresentação for nova. Caso contrário vc terá que usar "Ctrl+Shift+S e não Crtl+S.
    No enunciado da questão deveria conter;
    "Para salvar uma NOVA apresentação no BrOffice Impress com senha", e não somente; "Para salvar uma apresentação no BrOffice Impress com senha".Esse é erro. Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  8. Professor? Por favor, estou esperando sua resposta.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lucena! Eu creio que quando enunciado fala 'SALVAR', ele quer dizer realmente salvar (do zero). Caso quisesse salvar alterações ele diria que o documento já foi salvo. Quando um documento não foi salvo, o CTRL + S salva um novo documento.
    Eu também trabalhei nesta questão para poder anulá-la pelos mesmos motivos seus. Mas, meias verdades para FCC é tomada, muitas vezes, por verdade. A questão entra no HALL da "marque a menos errada". Se você precisar de mais alguma coisa, mande para meu email- carlos@carlosviana.com.br. Eu atenderei prontamente.

    Fique com nosso Deus.

    ResponderExcluir
  10. Professor vc é demais!Sua didática e paciência é um dom divino.Que Deus te abençoe sempre porque vc usa seu dom para ajudar as pessoas...Parabéns, já assisti a varias aulas de informática mas a sua é incomparável!Que todos nós tenhamos nossa vez de alcançar nossos objetivos.Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  11. Se garantiu meu conterrâneo.Isto é pra mostrar que nós cearenses também somos brasileiros e tem muita fera aqui também,não é só os caras do sudeste que se garantem não.Beleza,prof,continue o belo trabalho.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...