Páginas

domingo, 10 de novembro de 2013

O que é computação nas Nuvens

O que é Computação nas Nuvens?

Computação nas nuvens é, na realidade, uma metáfora para a Internet. Sabemos que a Internet é conhecida como a grande nuvem, e que ela foi e continua sendo um grande marco revolucionário no mundo.



Figure 1. Fonte: http://cloudfication.com/wp-content/uploads/2012/11/cloud_computing-e1353343626459.jpg
A filosofia por trás da Cloud Computing – computação nas nuvens, é permitir que arquivos, softwares e serviços, que antes ficavam instalados em máquinas locais, sejam armazenados em máquinas nas nuvens – leia-se na Internet –, permitindo que estes possam ser acessados de qualquer parte do mundo através de um equipamento com acesso à Rede.
É evidente que as vantagens são inúmeras. Podemos citar, como exemplo, o corte de gastos operacionais com funcionários, softwares locais e infraestrutura física, que possibilitam que a organização passe a se preocupar apenas com a parte estratégica, ao invés de se preocupar também com a manutenção do centro de dados funcionando.

O que a Computação nas Nuvens oferece

A computação nas nuvens nos oferece a grande quantidade de serviços. Elencamos alguns:
r Serviços de armazenamento de dados
r Software como Serviço – SaaS
r Plataforma como Serviço – PaaS
r Infraestrutura com Serviço – IaaS

Armazenamentos de dados

Já deve ter acontecido de você, no trabalho ou na escola, precisar de um documento – como uma apresentação multimídia, por exemplo – e ter esquecido o arquivo no seu computador pessoal. Em outro momento, teve que levar aquele arquivo importante em um pen drive ou DVD para uma palestra profissional ou simplesmente para usar em outra máquina.
O armazenamento de dados nas nuvens resolve esses e outros problemas. Este serviço possibilita que arquivos possam ser armazenados em um computador nas nuvens, e sejam acessados a qualquer momento, de qualquer equipamento que tenha acesso à internet.
Existem serviços de armazenamento gratuitos e outros que nos cobram por espaço utilizado. O Google Drive, o Ubuntu One e o DropBox oferecem estes serviços gratuitamente. O DropBox oferece um espaço limitado para armazenamento e espaços mais generosos são vendidos como serviço pago.




Software como Serviço – SaaS

O Software como Serviço, inglês Software as Service é um modelo onde aplicativos são oferecidos como serviços para que clientes os acessem pela Internet. Existem diversos softwares que estão prontos para rodar nas nuvens. Alguns são gratuitos, como o Google Docs; outros necessitam de pagamento de licença para uso.
As provas de concurso, em geral, discorrem sobre o Google Docs, desta forma você precisa saber que este é uma suíte de softwares que podem ser utilizados em escritório. Ela contém softwares para processamento de texto, apresentação a planilhas eletrônicas. Não se limita a estes três programas. Cheque a lista completa e atualizada dos softwares no site do Google Docs: https://docs.google.com/. Na verdade, existe uma gama de organizações que disponibilizam uma enorme variedade de softwares online para facilitar as mais diversas tarefas do usuário.

Plataforma como Serviço - PaaS

A Plataforma como Serviço (Plataform as Service) é uma aplicação nas nuvens que tem as ferramentas necessárias para construção de aplicativos e serviços diretamente na Internet.
PaaS permite uma interação entre desenvolvedores de aplicativos em escala global, visto que podemos ter chineses desenvolvendo aplicativos juntamente com brasileiros e canadenses – cada um sem precisar sair de seu país de origem.
Uma conhecida empresa que oferece PaaS é a Microsoft, através da plataforma Windows Azure.

Infraestrutura como Serviço - IaaS

Manter uma infraestrutura de servidores, cabeamento e hardware potente é algo dispendioso. Sem falar no custo da manutenção desse conjunto – que requer profissionais qualificados.
A Infraestrutura como Serviço possibilita que o cliente tenha à sua disposição um conjunto de hardware (servidores, roteadores, switches), inclusive podendo especificar a quantidade de recurso que deseja utilizar, aumentar essa quantidade destes recursos ou até solicitar um processador mais potente ou um aumento da quantidade de memória, na hora que lhe convier.

A plataforma Windows Azure, Google App e a GoDaddy, por exemplo, oferecem este serviço.

2 comentários:

  1. Obrigado prof. pelas suas explicações!

    ResponderExcluir
  2. Professor Carlos Viana!!! Por favor me ajude com um recurso pra essa questão de informática do TJ! Eles colocaram o gabarito a letra E! eu marquei B

    Acerca de noções de vírus, worms e pragas virtuais, assinale a
    opção correta.
    A) O rootkit, um vírus transmitido remotamente, pode ser
    facilmente identificado pelo usuário por permanecer visível no
    computador.
    B) Um vírus de boot é um tipo de vírus que se propaga durante a
    inicialização do computador e não por meio de pendrives.
    C) Botnets são worms que infectam dispositivos para
    armazenamento, como, por exemplo, um disco de um
    computador, que, uma vez infectado, não consegue mais ser
    inicializado até que seja formatado.
    D) Um tipo de vírus muito difundido na Web é o hijacker, cuja
    característica principal é infectar arquivos do Microsoft Word.
    E) Os programas keyloggers possibilitam que aquilo que foi
    digitado e até mesmo o que foi visualizado na tela do
    computador seja capturado e enviado ao email do
    cibercriminoso.

    Obrigada!
    Abraço
    Naila

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...